quarta-feira, outubro 03, 2012

Jude e Lolita in the sky with diamonds...

Hello folks! Sou Jude Ribeiro, e sim meus queridos, isto é meu nome, rs. Beatlemaníaca por culpa do papai desde os pés até o âmago, amante da cultura inglesa, música, leitura, fotografia e do cinema. Adoro moda, e minha paixão por Kate Moss e Stella McCartney não me deixam mentir. 
A convite da gatinha Tamiris, postarei coisas que tenham relação com minhas paixões já citadas (virei colunista). Espero que acompanhem e curtam. E pra começar...
Começando com chave de ouro, deixo hoje uma dica de livro (e para os mais preguiçosos, tem filme, rs): ''Lolita'' 
Pra quem curte gêneros cinematográficos ou literários, ambos instigantes, que brinquem com a imaginação, e deixe aquelas questões intrigantes, de quem está certo ou errado, será que eu faria o mesmo, como é possível isto, este é o filme certo. É um clássico do romance, o livro é delicioso de se ler, e as duas versões de filme, ilustram bastante esta história curiosa e um tanto polêmica.
Enredo: O romance escrito por Vladimir Nabokov, é narrado em primeira pessoa, o protagonista Humbert-Humbert, professor de literatura francesa que se apaixona por Dolores ''Lolita'' Haze, sua enteada, uma ninfeta de 12 anos. Humbert-Humbert já apresenta uma certa idade, e aparece desde o início da narrativa como um pedófilo pervertido, ato que vem em consequência de um romance traumático na juventude. Porém, nossa pequena Lolita não se mostra assim tão puritana, pelo contrário, bem provocativa e cheia de investidas, deixando o nosso querido protagonista agonizado sem conseguir evitar ou resistir.
As versões cinematográficas, foram para as telonas em 1962 (Do grande Stanley Kubrick) e uma versão com menos censuras em 1997 (Do Adrian Lyne).
 Ótimas versões vale a pena assistir, mas pra quem prefere ler, nada substitui a boa página amarelada com letras miúdas e muita imaginação fluindo. xoxo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário